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domingo, 24 de novembro de 2013

Buscando pontes de cooperação com a comunidade

As pontes de interação entre comunidade escolar e comunidade externa em nossa cidade, geralmente, são propostas pelas próprias escolas durante a realização de projetos propostos nos planos de ação das mesmas.
No âmbito educacional as entidades que se dispõem a participar são o Ministério Público, o Conselho Tutelar e alguns empresários do município. O Ministério Público sempre que requisitado busca uma forma de interagir e contribuir no desenvolvimento dos projetos escolares. O Conselho Tutelar é um parceiro disponível não apenas para atender ocorrências, mas também com interações dentro da proposta apresentada pela escola.
Na cultura, temos o Centro Cultural que disponibiliza atrações como capoeira, maculelê, hip hop e apresenta aos estudantes o histórico dessas atividades no município, o ponto de vista dos participantes e como se envolvem nessas atividades.

Acredito que é possível desenvolver projetos de interação entre as diversas culturas presentes no município e as contribuições sociais de cada um, fazendo um recorte histórico de como foi inserida no âmbito municipal, como é desenvolvida em outros lugares e como aprimorar e divulgar. O espaço educacional deve proporcionar o envolvimento dos estudantes no contato direto com atividades de participação cidadã e o contato com acontecimentos reais através de práticas sociais, participativas e culturais. Porém, esses anseios ficam de lado devido a necessidade de obedecer a sistematização de conteúdos do currículo escolar, que ainda é muito limitado à sala de aula.

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