As pontes de interação entre
comunidade escolar e comunidade externa em nossa cidade, geralmente, são
propostas pelas próprias escolas durante a realização de projetos propostos nos
planos de ação das mesmas.
No âmbito educacional as
entidades que se dispõem a participar são o Ministério Público, o Conselho
Tutelar e alguns empresários do município. O Ministério Público sempre que
requisitado busca uma forma de interagir e contribuir no desenvolvimento dos
projetos escolares. O Conselho Tutelar é um parceiro disponível não apenas para
atender ocorrências, mas também com interações dentro da proposta apresentada
pela escola.
Na cultura, temos o Centro
Cultural que disponibiliza atrações como capoeira, maculelê, hip hop e apresenta aos estudantes o
histórico dessas atividades no município, o ponto de vista dos participantes e
como se envolvem nessas atividades.
Acredito que é possível
desenvolver projetos de interação entre as diversas culturas presentes no
município e as contribuições sociais de cada um, fazendo um recorte histórico
de como foi inserida no âmbito municipal, como é desenvolvida em outros lugares
e como aprimorar e divulgar. O espaço educacional deve proporcionar o
envolvimento dos estudantes no contato direto com atividades de participação
cidadã e o contato com acontecimentos reais através de práticas sociais,
participativas e culturais. Porém, esses anseios ficam de lado devido a necessidade
de obedecer a sistematização de conteúdos do currículo escolar, que ainda é
muito limitado à sala de aula.
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