BLOG DA THAYS

Bem vindos! Entrem e naveguem à vontade.

sábado, 19 de setembro de 2009

Reflexões sobre a produção de uma vídeo arte

III Feira do Pirarucu Manejado

Toda produção de vídeo requer esforço e muito trabalho para que se possa realizar um trabalho único e de acordo com o objetivo.
Durante a produção de nosso vídeo arte várias ideias foram analisadas, dentre elas estavam a capoeira, os quatro rios que banham nossa cidade, a beleza de nossa floresta. Mas, em meio a muita agitação surgiu a hipótese de mostrar algo produzido em nossa região, contando a história de um povo simples que não é de nossa cidade, mas de um pequeno município situado a 88 quilômetros daqui, chamado Manuel Urbano.
Apresentamos a III Feira do Pirarucu Manejado, uma festa regional que este ano ocorreu entre os dias 21, 22 e 23 de agosto. É o resultado de um projeto do Governo do Estado através da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof). O objetivo do projeto é conscientizar a população para a necessidade de preservar a espécie desse peixe, que até pouco tempo atrás era muito abundante e atualmente encontrasse ameaçado, por conseqüência da pesca ilegal e do estrago que muitos pescadores cometiam ao pescar além da necessidade.
O manejo do pirarucu é uma forma de preservação e de geração de renda para os pescadores e perpetuação da espécie. Por isso, percebemos a necessidade de mostrar parte desse processo em nossa produção visual, para que todos conhecessem a importância de preservar nossos recursos.
As máscaras e os objetos artesanais mostradas no vídeo (e nas imagens abaixo) foram produzidos por artesãos locais e são feitas a partir das escamas do pirarucu. Mesmo assim se nota a riqueza dos detalhes e a criatividade a partir de um material que seria desperdiçado.
O vídeo arte possibilita inserir a tecnologia em imagens dando a elas movimentos, visão em ângulos diferentes e deixando o espectador surpreso com o que é possível modificar através dessa técnica.
As imagens utilizadas mostram o processo de pesca, extração da escama, manipulação da carne do peixe e os objetos feitos a partir do mesmo, pois quase tudo pode ser aproveitado nesse pescado, inclusive sua língua que serve de lixa.
Portanto, esses são nossos objetivos com a criação do vídeo mostrar como atitudes simples podem ajudar na preservação de espécies animais em extinção, a necessidade de envolver a todos nesse processo, divulgar a cultura presente no estado, mostrar trabalhos os materiais usados na fabricação de artefatos artísticos que, infelizmente, são desconhecidos por muitos. E, finalmente, divulgar esse trabalho através de uma técnica que pode ajudar bastante em nossa prática.
O resultado de nosso trabalho pode ser conferido no youtube através do link:
http://www.youtube.com/watch?v=5uS74VA_d9U







Nenhum comentário:

Postar um comentário