BLOG DA THAYS

Bem vindos! Entrem e naveguem à vontade.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Análise do filme O Show de Truman

O filme O Show de Truman apresenta o drama de um homem tem sua vida apresentada como um show de televisão até completar 30 anos de idade. Todas as situações que ocorrem em sua vida são resultado de ficção e planejamento, para que possa haver uma sequência de fatos que despertem a atenção e a curiosidade do público.
Truman vive na pequena cidade de Seahaven, que é cenográfica e não sabe disso. A cidade é rodeada por um globo gigante que produzia imagens holográficas, de acordo com o que fosse definido pelos técnicos. As variações de tempo dependiam da decisão de Christof, diretor e criador do programa. A família de Truman também é fictícia, pois ele foi abandonado por seus pais verdadeiros e adotado pela emissora.
Na vida de Truman tudo é falso, os vizinhos, o melhor amigo, o emprego e a esposa. Sua esposa Meryl é uma atriz e seu papel é não deixar que Truman descubra a verdade, além de fazer propaganda dos produtos utilizados em sua casa. O melhor amigo dele é o controlador do show, é um ator contratado para resolver as situações de risco, isto é, quando Truman faz algo que está fora das previsões. Até mesmo Sylvia a moça por quem ele se apaixona é uma atriz, porém sente a necessidade de o alerta sobre o que acontece em sua volta e é impedida pela equipe do programa e despedida. Mas acompanha a vida dele pela televisão e aguarda o desfecho, torcendo para que ele descubra a verdade e acabe o show.
O personagem Truman é mostrado como um ingênuo que não tem a capacidade de perceber o que está acontecendo à sua volta. No início do filme, Christof afirma que o público estava precisando de algo diferente, uma situação real, tanto que Truman significa True Man, em português homem verdadeiro.
O filme mostra uma cadeia de interesses sociais e financeiros através da busca em criar situações de conflitos, em que Truman tem que tomar atitudes e ainda sofrer com os fatos, como o trauma da morte de seu pai e o reaparecimento instantâneo dele anos depois. Os interesses individuais são em conseguir destaque dentro do show, visto que milhares de pessoas acompanham essa trajetória e a conduta dos outros personagens faz com que Truman desconfie do que acontece em sua vida e comece a descobrir a realidade. Com isso, os valores profissionais dos personagens sobressaem aos éticos.
A mídia, no filme, busca a audiência total e a emissora responsável pelo show sempre encontra um método de despertar a curiosidade dos telespectadores por meio das situações definidas antecipadamente sobre a vida do personagem.
Provavelmente algumas situações retratadas no filme ocorrem na realidade, como o acompanhamento diário da vida de Truman e a torcida por sua vitória. Daí se nota que as pessoas passam a viver a vida do personagem, pois se envolvem totalmente. Podemos notar situações semelhantes através do comportamento da população quando está sendo exibido algum reality show.
A trajetória de Truman mostra como a indústria cultura pode manipular e criar formas de produzir e vender seus produtos. Quando Truman planeja e executa sua fuga, o diretor faz tentativas desesperadas de induzi-lo a tomar outra atitude e desistir de seu objetivo e o mesmo se mostra firme e forte em sua decisão. E ao final, ainda faz uma saudação debochando do diretor e encerrando seu show.
O filme mostra como é fácil para as emissoras manipular fatos e envolver o público com suas armações, através da abordagem dos programas e das cenas que exibe criando situações semelhantes às reais e dando a ficção um pouco de realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário