BLOG DA THAYS

Bem vindos! Entrem e naveguem à vontade.

sábado, 22 de agosto de 2009

Analisando a TV Programa Casseta & Planeta Urgente por: Thays Mara

Curso Licenciatura em Artes Visuais
Tecnologias Contemporâneas na Escola 3
O programa Casseta & Planeta Urgente é apresentado pela Rede Globo todas as terças feiras, desde 28 de abril de 1992 sob a direção de José Lavigne. Fazem parte de seu elenco os humoristas Maria Paula, Helio De La Peña, Marcelo Madureira, Cláudio Manoel, Beto Silva, Hubert e Reinaldo. Destinado ao público adulto devido às expressões, vocabulário, brincadeiras e piadas apresentadas durante o programa.
As temáticas abordadas no programa são situações do cotidiano, leis, política, esporte, elementos culturais e outros que julguem ser de importantes e tenha destaque no país ou no mundo. A forma de apresentação desses temas varia, com caracterização de personagens, músicas de acordo com o assunto e ainda cenário adequado ao conteúdo.
A preocupação com o lado social é colocada, pelo programa, como um apelo político satirizando situações criadas por meio das atitudes e métodos tomados pelos governantes, por empresários e pelas entidades e órgãos públicos. Também relatam a importância de campanhas sociais e abrem espaço para divulgação de eventos que beneficiam a sociedade.


A questão política é um dos pontos mais abordados pelo programa. As atitudes dos políticos são bombardeadas por meio de piadas, encenações e montagens auditivas e visuais para expor os problemas que prejudicam o desenvolvimento do país. Ainda buscam expor a verdadeira face dos políticos no intuito de alertar a população para a realidade que cerca o lado político do país e do mundo.

O lado religioso, atualmente, aparece nas cenas exibidas na novela “Com a minha nas Índias” dentro da cultura indiana, porém muitas outras já foram exibidas em outros momentos, mostrando não como ideologia a ser seguida, mas sim mostrando que as pessoas precisam conhecer as religiões e analisar antes de se tornar adepto ou seguidor. Tanto que os escândalos religiosos de diferentes seguimentos também são mostrados.

Os conceitos exibidos pelo programa não são tidos como verdade absoluta, mas sim visando que os telespectadores possam refletir e conhecer pontos de vista diferente por meio do humor.
A caracterização das personagens imita a realidade, porém se percebe a presença de preconceito contra as mulheres loiras e as de baixa renda devido ao vocabulário e as atitudes mostradas, além de muitas serem tratadas como objeto a ser possuído. O homem é colocado, em alguns momentos, como um simples objeto e em outros como o dono da razão. Quase não há presença de crianças devido à censura do programa.
Os homossexuais e os negros aparecem bastante no decorrer do programa. Dependendo da temática são mostrados como vítimas de preconceito, porém por vezes são vítimas de preconceito devido às frases utilizadas pelos que se dirigem a eles.
No programa é apresentado um padrão de beleza feminino, para eles, a mulher deve ter boa aparência, vestir roupas que deixem grande parte do corpo a mostra e possuir um corpo bem definido. As que não seguem esse padrão são ridicularizadas com palavras e figurinos.
As propagandas veiculadas no horário são de bebida alcoólica, de refrigerantes, de campanhas e informativos. O programa influencia na fala de algumas pessoas, pois muitos telespectadores passam a utilizar vocabulários que tenham duplo sentido, visto que é o vocabulário permanente do programa. Por outro lado, algumas situações (escândalos políticos e empresariais, problemas esportivos e econômicos, etc.) ocultas são mostradas por meio de piadas simples, o que facilita o entendimento do telespectador a cerca do assunto.
O impacto das questões mostradas no programa sobre a sociedade é grande, os apresentadores, direção e editores recebem críticas, censuras e dependendo da situação processos judiciais.
O que mudaria nesse programa seriam a linguagem de duplo sentido e o apelo às questões sexuais, algo que está presente até no nome do programa.
Bibliografia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário